Páginas

20/05/2008

Gambosinos

Há quatro anos atrás, no Aquário Vasco da Gama, vi Gambosinos. Quando ocasionalmente comentava este facto com os meus interlocutores, eles olhavam-me com ar de gozo e sentia-lhes o pensamento "que tonta, espera que eu acredite...". Mas quem não sabe e não tem humildade, duvida sempre do conhecimento dos outros, por isso foi sempre para o lado que eu dormi melhor. Eu tinha visto gambosinos e ponto final.
Ontem, em conversa, lá surgiram eles outra vez...
Por isso partilho aqui o pouco que sei. Gambosino é o nome popular que se dá em Portugal a um peixe, mais exactamente o Gambusia Affinis Holbrooki, que é considerada uma espécie invasora. As imagens são do site
www.aquariofilia.net.

Também no Departamento de Zoologia e Antropologia da Faculdade de Ciências há um aquário com Gambosinos. Ver para crer...

Sem comentários: