Páginas

22/01/2008

Maus tratos a idosos

Começo a ter pânico de envelhecer! Para além da improbabilidade de uma reforma, da miopia agravada por cataratas, das scuts na testa, dos tropeções das minhas carnes flácidas, da perda de memória e do belo teclado dentário, que mais me irá acontecer? A maus tratos de filhos e netos serei poupada… a carne da minha carne não existe para me fazer mal. Mas, e o resto da sociedade? Atrás da minha chalaça está o medo, porque isto é dramático q.b.
Numa altura da vida em que nos debateremos entre a fragilidade física e a solidão emocional, ainda teremos que ser confrontados com a violência dos nossos “cuidadores”? Morre-se, de tanta injustiça!
Não sei o que podemos fazer, mas precisamos reflectir sobre isto.

DN - A tendência está à vista. O fenómeno de violência contra idosos tem vindo a aumentar em Portugal. Os mais recentes números conhecidos revelam que, nos últimos cinco anos, os registos deste tipo de violência triplicaram, dos mais de oito mil casos para os quase 25 mil em que a vítima do crime tem mais de 64 anos.

1 comentário:

Divinius disse...

Encontra dos teus gestos as palavras da tua vida...