"A Monsanto & Companhia estão outra vez a ameaçar-nos. Essas empresas biotecnológicas, famintas por lucros, encontraram uma maneira de possuir exclusivamente algo que livremente pertence a todos nós: a nossa comida! Eles estão a tentar patentear os nossos legumes e frutas de todos os dias, como brócolos, pepino e melão, forçando os produtores a pagarem-lhes, correndo o risco de serem processados se não o fizerem.
Mas podemos impedi-los de comprar a Mãe Terra. Empresas como a Monsanto encontraram brechas na legislação europeia para poderem levar o seu plano avante, então só precisamos de fechar-lhes o cerco antes que abram um perigoso precedente global. E para fazer isso, precisamos de países-chave como a Alemanha, França e Holanda - onde a oposição está a crescer - para pedir um voto para parar os planos da Monsanto. A comunidade Avaaz já influenciou governos antes, e podemos fazê-lo novamente.
Muitos produtores e políticos estão contra isto - só precisamos do poder do povo para pressionar esses países e manter as mãos da Monsanto fora dos nossos alimentos. Assine a petição e partilhe com os seus conhecidos para ajudar a construir o maior apelo de sempre para defesa dos alimentos:
Uma vez que exista uma patente num país, os acordos e negociações comerciais muitas vezes pressionam os outros países para honrá-la também. É por isso que essas patentes de alimentos mudam tudo sobre o funcionamento da nossa cadeia alimentar: há milhares de anos que os agricultores podem escolher quais as sementes que usam, sem se preocuparem em serem processados por violação de direitos de propriedade intelectual. Mas agora as empresas lançam campanhas legais caríssimas para comprar patentes de plantas convencionais e forçam os agricultores a pagar exorbitantes royalties. Monsanto & Companhia afirmam que as patentes geram inovação, mas na verdade estão a criar um monopólio corporativo com a nossa comida.
Mas, felizmente, o Instituto Europeu de Patentes é controlada por 38 estados-membros que, com um voto, pode acabar com as perigosas patentes de alimentos que são produzidos pelos métodos convencionais. O próprio Parlamento Europeu emitiu uma declaração opondo-se a esse tipos de patentes destrutivas. Agora, uma enorme onda de protesto público poderia pressioná-los para proibirem definitivamente o patenteamento dos nossos alimentos diários.
A situação é grave. A Monsanto sozinha já detém 36% de todo o tomate, 32% de pimenta doce e 49% das variedades de couve-flor, registadas na União Europeia. Com uma simples mudança de regulamentação, poderíamos proteger a nossa comida, os nossos agricultores e nosso planeta, contra o controlo corporativo. E cabe a nós fazer com que isso aconteça.
A comunidade Avaaz nunca teve medo de enfrentar a captura corporativa das nossas instituições, desde afastar a máfia Rupert Murdoch, a ajudar a garantir que as telecomunicações mantivessem as mãos longe da nossa Internet. Agora é hora de defender os nossos alimentos contra esta aquisição corporativa.
Com esperança e determinação,
Jeremy, Michelle, Oli, Dalia, Pascal, Ricken, Diego, e da equipe da Avaaz."
Sem comentários:
Enviar um comentário