"Uma mudança global para uma dieta vegana é vital para salvar o mundo da fome, da escassez de combustíveis e dos piores impactos das mudanças climáticas, segundo um relatório das Nações Unidas.
A população global deverá chegar aos 9100 milhões de pessoas em 2050, e o apetite por dietas ricas em carne e lacticínios é insustentável, alerta o relatório do Programa Ambiental da ONU.
Diz o relatório: "Espera-se que os impactos da agricultura aumentem substancialmente, devido ao crescimento da população e ao crescimento do consumo de produtos animais. Ao contrário do caso dos combustíveis fósseis, é difícil encontrar alternativas: as pessoas têm que comer. Uma redução significativa dos impactos apenas seria possível com uma mudança significativa, a nível mundial, da dieta, eliminando os produtos animais".
O Professor Edgar Hertwich, o principal autor do relatório, disse: "Os produtos animais causam mais danos do que a produção de materiais de construção, como a areia e o cimento, os plásticos e os metais. A biomassa e as plantações de alimentos destinados ao consumo animal causam tantos danos como o uso de combustíveis fósseis".
O painel de especialistas categorizou produtos, recursos e actividades económicas e de transporte, de acordo com os seus impactos ambientais. Segundo eles, a agricultura foi equiparada ao consumo de combustíveis fósseis porque ambos crescem rapidamente com o maior crescimento económico.
Ernst von Weizsaecker, um cientista ambiental que participou na elaboração do relatório, disse: "O crescimento da riqueza está a desencadear uma mudança nas dietas, provocando o aumento do consumo de carne e produtos lácteos – os animais criados com o fim de fornecerem esses produtos consomem agora grande parte das colheitas mundiais e, por inferência, grandes quantidades de água doce, fertilizantes e pesticidas."
Fonte: http://www.alternativaveg.org/
Ler artigo no "The Guardian":
http://www.guardian.co.uk/environment/2010/jun/02/un-report-meat-free-diet
A cattle ranch in Mato Grosso, Brazil. The UN says agriculture is on a par with fossil fuel consumption because both rise rapidly with increased economic growth. Photograph: Daniel Beltra/Greenpeace